Buldogue Francês

11-09-2013 10:14

O Buldogue Francês é uma raça que encanta a todos, principalmente os fãs desses cãezinhos de nariz achatado.
 
País de origem: França
Ano: por volta de 1800
Função original: cão de colo
Função atual: cão de companhia
Pelagem: lisa, curta, macia e brilhante
Peso médio: 8kg a 14kg
Tamanho: aproximadamente 35cm
Expectativa de vida: 12 a 14 anos
 
 
História e Origem
 
O Buldogue Francês, também conhecido como Frenchie, é uma raça que deve sua existência a pelo menos três países: Inglaterra, França e EUA. A Inglaterra ajudou com a base da raça, que foi o antigo Buldogue. Criadores franceses transformaram esses pequenos Bulldogs em um tipo francês distinto, e criadores Americanos foram os primeiros a exigir as tão conhecidas orelhas de morcego.
 
Hoje, os Buldogues Franceses são excelentes cães de companhia, e um dos cães mais especiais que existe. Sua carinha engraçada e seu temperamento divertem as pessoas enormemente, então é difícil passear com um Frenchie sem chamar atenção.
 
 

Saiba porque o Bulldog Francês é considerado dos melhores animais de estimação


Um animal de estimação é mais do que o próprio nome indica, é também um companheiro que pode proporcionar-nos dos melhores momentos das nossas vidas. Sem dúvida que o animal reflete a personalidade do dono e por isso mesmo deve reflectir-se quando se pretende adquirir um animal. Procure o animal de estimação mais adequado aos seus gostos e até à sua personalidade.

Quanto à raça Bulldog Francês, se tem um cão desta raça ou pretende ter, saiba que esta raça é alegre e bem disposta, sedenta de mimo e carinho, ideal para ser um cão de família.

Sabia que a raça de cães Bulldog Francês é considerada uma das melhores raças para se ter como animal de estimação?

É verdade, por entre todas as raças de animais de estimação o Bulldog Francês foi considerado uma das melhores raças para se ter como animal de estimação. Este estatuto advém de toda a análise de comportamento, temperamento e outros fatores que levam as pessoas a eleger este animal e levá-lo para as suas casas. Saiba então os motivos pelos quais o Bulldog francês é considerado das melhores raças de animais de estimação:

  • São animais carinhosos – Este facto torna o Bulldog Francês num cão extremamente afável, querido para toda a família.
  • Pequeno porte mas grande inteligência – Esta raça canina é de pequeno porte, facilitando assim a estadia em casa. Para além disso são animais muito inteligentes que interagem facilmente com os seus donos.
  • São brincalhões e gostam de atenção – Para quem gosta de uma boa tarde a passear e a brincar com o seu animal esta raça é totalmente adequada. Perfeita para famílias com crianças.
  • São animais pensadores e independentes – Estas características são benéficas pois o Bulldog Francês deixa de ser um animal de estimação dependente dos seus donos para tudo em todas as ocasiões.
  • Destemido mas sociável – Esta raça de cães não tem medo perante animais de maior porte, ainda assim é capaz de interagir com outras pessoas e animais.
  • Um cão de casa – Os Bulldog Francês são cães para ficar em casa e conviver com toda a família.
  • São de fácil adaptação – Este aspeto é muito positivo pois os Bulldog Francês adaptam-se facilmente a novos ambientes e pessoas, um cão ideal para se adquirir já na fase adulta.
  • Uma raça lindíssima – Os Bulldog Francês são cães com uma aparência muito agradável. São de pequeno porte mas bem constituídos, o que lhes confere uma aparência muito bonita e marcante.
  • Um melhor amigo – À medida que vai convivendo com um Bulldog Francês percebe que este é um cão muito especial e leal, sem dúvida um excelente melhor amigo.

Perante as milhares de raças de cães existentes esta foi considerada das melhores para se ter em casa como animal de estimação, contudo é de relembrar que o Bulldog Francês é um cão que requer alguns cuidados veterinários. Apesar disso é um cão lindíssimo e adequado para quem gosta de um animal brincalhão e ternurento, características principais do Bulldog Francês.


A classificação das cores de Buldogues Franceses é objeto de estudo e de muitos debates de vários criadores no Brasil e no mundo. Infelizmente, o Padrão da Raça não é muito específico ao tratar de cores de pelagens e pode abrir margens às interpretações pessoais dos criadores.
 
De modo simples, as cores de pelagem de um Bulldog Francês podem ser simplesmente descritas como fulvo, com uma variedade de marcações e tons possíveis. O fulvo pode variar de tom desde o vermelho vivo e intenso ao café-com-leite e o dourado claro quase creme. As outras diferenças são devidas a variações de marcações, que variam desde o tigrado (listras negras em grau variável de repetição e grossura, que preenchem o fundo fulvo), até o pied (várias marcações tigradas com fulvo em um fundo branco) e o fulvo com máscara negra (fulvo, em suas tonalidades diferentes, com uma máscara negra clássica em sua face e, às vezes em algumas linhagens, em seu dorso também). São infinitas variações de tipos de marcação, de padrão, tamanho e localização nesses parâmetros.
 
Algumas cores como o azul, o cinza, o preto com marrom, o marrom e o fígado, não são reconhecidas pelo Padrão da Raça e são motivos de desclassificação em exposições de estrutura e beleza. Pequenas pintas escuras em cães pied são chamadas de ticking e não são almejadas. Não há uma tradução adequada para a palavra “pied” em português. Os exemplares completamente brancos sem marcações são classificados dentro dos “pieds” para fins de exposições caninas; mas seus cílios e contorno dos olhos devem ser pretos assim como os dos outros Buldogues Franceses.
 
 

 
Com a família
Ele até escolhe um dono preferido, mas é festeiro com todos da casa. Adora colo, carinho e demonstrações de afeto em geral. Embora não seja particularmente absorvente, não perde uma oportunidade de se aproximar para ganhar um cafuné. Recebe as pessoas com alegria e, se não for desestimulado desde cedo, com muitas lambidas de amor. Também é de seguir os donos pela casa, oferecendo companhia em tempo integral.